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Lista das dissertações dos alunos do ProfHistória



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Foram encontrados 262 registros

Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
LEANDRO BALEJOS PEREIRA ENSINO DE HISTÓRIA E O OFÍCIO DO HISTORIADOR: A INVESTIGAÇÃO DO PROCESSO DE PATRIMONIALIZAÇÃO DO ESPAÇO FÍSICO DA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR OLINTHO DE OLIVEIRA (PORTO ALEGRE/RS) COM ALUNOS E ALUNAS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2016 MARA CRISTINA DE MATOS RODRIGUES UFRGS
Resumo
O presente trabalho assume a relação entre história e memória como um dos desafios disciplinares da História no âmbito da educação básica e pretende refletir sobre o ofício do historiador investigando o processo de patrimonialização do espaço escolar. Desta forma reconhece a materialidade das instituições formais de ensino como possibilidade de atuação da História, enquanto disciplina que proporciona diferentes leituras do mundo, inclusive a reflexão sobre a memória e a cultura material. Tomando em conta estas considerações, propõe-se que alunos e alunas do 6º do ensino fundamental de uma escola pública de Porto Alegre/RS possam construir noções de documento e fontes para a história, da narrativa como mediação entre o passado e a interpretação historiográfica, bem como da noção de patrimônio cultural e seus desdobramentos enquanto possibilidade para a educação histórica. Para concretizar o objetivo enunciado a pesquisa no acervo documental e iconográfico da escola foi simultaneamente recurso metodológico e questão mobilizadora para a produção de conhecimento no ensino fundamental. Além de discutir teoricamente o problema anunciado, operando com os conceitos de patrimônio cultural e patrimônio escolar, e avaliar os resultados da pesquisa, a investigação também descreve e examina a construção de um projeto de exposição, reunindo fotografias e excertos de documentos escritos que compõe o acervo da instituição educativa. A partir da aplicação de instrumento de avaliação escrito, e das anotações efetuadas durante as aulas, foi possível verificar que a maioria dos estudantes conseguiu identificar a importância e a variedade dos vestígios como matéria-prima das fontes para a história e a relação entre a produção historiográfica e as demandas do presente. Também quando questionados sobre diferentes formas narrativas, majoritariamente os estudantes envolvidos na pesquisa identificaram as características da escrita autobiográfica,dos enredos ficcionais e as providências próprias da elaboração do conhecimento histórico. Com relação à noção de patrimônio cultural, a maior parte dos alunos e das alunas reconheceu a tensão entre o papel da memória e a dimensão histórica na patrimonialização dos bens.
Palavras-chave
ProfHistória;Ensino de História;Patrimônio escolar;Projeto de exposição;Fotografia
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dissertação
Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
MAGNA ABRANTES RODRIGUES HISTÓRIA, ENSINO E MÚSICA O ROCK BRASILEIRO DA DÉCADA DE 1980 2016 MARTHA VICTOR VIEIRA UFT
Resumo
Este trabalho tem como tema o uso da música, mais especificamente o Rock Nacional, em sala de aula, como fonte para se compreender a década de 1980, período onde esse gênero musical foi mais expressivo. Buscamos entender os desdobramentos culturais e políticos através das letras das músicas e do comportamento desses cantores que tocavam o coração da juventude através das suas letras. A escolha do rock se deu por uma tentativa de maior aproximação com alunos, por ser um gênero musical considerado sempre jovem. O nosso objetivo principal é contribuir com a melhoria do Ensino de História e vemos na música um caminho para isso. Debatemos o uso da música como fonte historiográfica, fizemos um diagnostico de como o aluno e o professor veem a música como opção metodológica, porque considero importante ouvir a voz dos sujeitos envolvidos nesse processo de ensino-aprendizagem. Analisamos o Rock como uns dos formadores de identidade da juventude e buscamos, por meio da letra de cada uma dessas músicas, ler a realidade da sociedade brasileira tanto na década de 1980 e perceber como, tanto tempo depois, as reivindicações postas naquele contexto da história do Brasil não foram superadas e ainda são recorrentes na nossa realidade atual. Achamos importante fazer a aplicação de uma dessas aulas propostas para perceber a receptividade do aluno e se foi realmente possível alcançar aquilo que foi proposto inicialmente, uma aula mais dinâmica, participativa, onde o aluno fosse capaz de ler um documento histórico e compreender.
Palavras-chave
Ensino de História, Música e Rock
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Dissertação
Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
FABIOLLA VIEIRA FALCONI O SAMBA PEDE PASSAGEM: O USO DOS SAMBAS-ENREDO NO ENSINO DE HISTÓRIA 2016 NESTOR MANOEL HABKOST UFSC
Resumo
Este trabalho apresenta uma proposta metodológica de Ensino de História refletindo sobre o uso de dois sambas-enredo, sendo um da escola Os Protegidos da Princesa, que retrata os cem anos da Guerra do Contestado em Santa Catarina, e outro da Escola de Samba Embaixada Copa Lord, que aborda aspectos históricos da rua Felipe Schmidt e sua relação com o centro da cidade de Florianópolis. Nesse sentido, trabalha-se na perspectiva do uso de fontes históricas no Ensino de História, como meio de problematizar as questões pertinentes a produção e difusão de discursos históricos presentes em nossa sociedade, e construir, junto aos alunos, narrativas históricas elaboradas, por meio da pesquisa histórica. A metodologia de ensino apresentada traz uma sequência didática elaborada a partir da reflexão e da proposta de análise de um conjunto de fontes históricas – fontes escritas, fontes orais, fontes iconográficas, fontes musicais – e da inter-relação entre elas. Assim, apresentam-se neste trabalho as discussões teórico-metodológicas acerca da construção dessa metodologia e o material didático produzido a partir dela. Esse material contém um Guia do Professor, que apresenta as sequências didáticas elaboradas a partir da análise dos sambas. Como apêndice, encontra-se um CD contendo todas as fontes históricas escolhidas para serem trabalhadas nas sequências didáticas e o Diário de Experimentações, criado para ser utilizado pelos alunos ao longo do processo de ensino-aprendizagem.
Palavras-chave
: Sambas-enredo; Ensino de História; Metodologia; Fontes Históricas; Narrativa Histórica
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Dissertação