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Lista das dissertações dos alunos do ProfHistória



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Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
EMANUEL LOPES DE SOUZA OLIVEIRA DIMENSÕES DO ENSINO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO: A SEQUÊNCIA GERATIVA COMO MEDIADORA PARA O ENSINO DOS CONCEITOS DE GRILAGEM E CAMPESINATO 2019 JULIANA ALVES DE ANDRADE UFPE
Resumo
O objetivo deste trabalho é demonstrar através das articulações entre as dimensões do ensino do conhecimento histórico o papel fundamental da relação conteúdo vs. metodologia como possibilidade de produção de conhecimento histórico escolar para o ensino de conceitos históricos. A partir das dimensões do ensino do conhecimento histórico, prescritiva, curricular, didática e a dimensão pública ou a sua função social, juntamente com algumas reflexões sobre os saberes docentes, desenvolvemos contribuições para se pensar a especificidade da pesquisa didático-histórica como percurso investigativo. Uma pesquisa que tem a análise da experiência docente como conceito, a historicização como procedimento e uma problemática ao tempo presente. De modo que investigamos orientações teórico-metodológicas do ensino de conceitos tendo centralidade a temática dos conflitos agrários, no geral, e em particular, os conceitos de campesinato e grilagem caros à nossa trajetória docente. Tais orientações envolveram os estudos do ensino de História por eixos-temáticos como parte dos desdobramentos de renovação da história temática caracterizada na tradição brasileira do código disciplinar da história escolar pela via da organização curricular de temas geradores voltada ao ensino de conceitos e das múltiplas temporalidades. E com a qual dialogamos no sentido de problematizarmos contribuições dos eixos-temáticos no processo de didatização na forma de uma metodologia da didática da história. Foi possível compreender no processo de didatização que as mobilizações de memórias como projetos políticos de esquecimentos que interferem na legitimação dos movimentos sociais têm forte vinculação com a produção do conhecimento histórico nas instituições de pesquisa, relativizando, assim, o ensino de História como um lugar privilegiado da memória. Tendo em vista os encaminhamentos da pesquisa didático-histórica, como parte propositiva ao ensino e a aprendizagem na educação básica, elaboramos uma Sequência Didática-Histórico Gerativa que engloba orientações prescritivas para conceitos históricos específicos que geram por sua vez essa tipologia de sequência didática voltada ao ensino de História, na qual utilizamos documentos como as fontes em jornais. Nesse material didático intitulado A grilagem como conceito na aula de histórica: as sequências didáticas gerativas em ação, os professores e professoras de história contam com orientações teórico-metodológicas e problematizações históricas, pedagógicas e curriculares da produção do conhecimento histórico no espaço escolar.
Palavras-chave
ProfHistória; Ensino de História; Formação docente. Didática da História. Grilagem. Sequência didática.
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Dissertação
Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
MAINNÃ ZAGO BOLA ROLANDO: ELABORAÇÃO E EXECUÇÃO DA OFICINA DE HISTÓRIA "FUTEBOL NO ESTADO NOVO" 2019 MARIANA DE AGUIAR FERREIRA MUAZE UNIRIO
Resumo
A presente dissertação de Mestrado Profissional em Ensino de História pretende analisar os resultados de uma experiência didática com uso de uma Oficina digital para uma reflexão sobre o uso de diferentes fontes historiográficas e temas atuais (como racismo e futebol) em sala de aula. Uma análise sobre o período histórico usado como recorte da Oficina e sobre o uso de diversas fontes históricas em sala de aula mostram-se fundamentais para uma melhor análise da atividade proposta.
Palavras-chave
Profhistória - História – Estado Novo – Futebol – Racismo – Fontes Históricas – aula centrada no aluno – Ensino de História
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Dissertação
Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
CACILDA CRUZ A CONSTRUÇÃO DOS CENTROS DE ESTUDOS DE JOVENS E ADULTOS NO RIO DE JANEIRO: UMA PERSPECTIVA HISTÓRICA (1960 ATÉ 2013). 2019 VERA LÚCIA BOGÉA BORGES UNIRIO
Resumo
A formação dos Centros de Educação de Jovens e Adultos no Rio de Janeiro: a memória do uso da tecnologia e a experiência da disciplina de História no Ceja Copacabana. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em História – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. 111 f. A dissertação tem como objetivo principal apresentar a memória da formação dos Centros de Educação de Jovens e Adultos (CEJAs) dando destaque para o uso de tecnologias no sistema a partir das diferentes temporalidades. Estas escolas fazem parte da Rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro. E são voltadas para jovens e adultos que estão fora da idade escolar e que desejam concluir o Ensino Fundamental e Médio. As discussões acerca de ensino de História, memória, visitas guiadas e abolição da escravidão foram articuladas nas análises tanto da dissertação quanto do produto que foi elaborado e acompanha o texto principal. A pesquisa apontou para a importância da realização de visitas guiadas direcionadas aos alunos do CEJA Copacabana tanto em relação ao Campo de Santana e seu entorno (2017) quanto a ida à exposição dos 130 Anos da Abolição da Escravatura promovida pelo Arquivo Nacional (2018) no centro da cidade do Rio de Janeiro. Os estudantes tiveram a oportunidade de (re) elaborar sua interpretação acerca de conteúdos históricos abordados nos Ensinos Fundamental e Médio de maneira crítica a partir da dinâmica proposta pelo setor educativo do Arquivo Nacional e devidamente registrada no produto elaborado.
Palavras-chave
rofhistória - História - Centro de Estudos de Jovens e Adultos, CEJA Copacabana, Ensino de História, Memória e Tecnologia
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Dissertação