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Lista das dissertações dos alunos do ProfHistória



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Foram encontrados 408 registros

Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
AÉCIO LESSA MACEDO HISTÓRIA E MEMÓRIA DO BAIRRO DE PLATAFORMA (SALVADOR-BA) ANO DA DEFESA: 2018 2018 SARA OLIVEIRA FARIAS UNEB
Resumo
: Essa dissertação foi desenvolvida a partir de reflexões ancoradas no Ensino de História. Na busca perene por estratégias pedagógicas que venham a tornar possível o pensar da história ensinada em consonância com a história vivida. Intitulado “História e Memória de Plataforma (Salvador-BA)”, esse trabalho tem por objetivos fundamentais a produção de narrativas históricas a partir da memória de moradores antigos do bairro de Plataforma e São João do Cabrito, regiões circunscritas no subúrbio ferroviário de Salvador, no estado da Bahia. A metodologia da história oral norteou a elaboração da pesquisa, que tem no estudo da memória e em suas relações com a história, a matéria-prima fundamental. A memória é compreendida na perspectiva de Maurice Halbwachs, enquanto memória coletiva, sempre relacionada ao grupo social e ao contexto no qual o narrador se insere. Além da dissertação, como parte da integrante da pesquisa, há um livro paradidático fundamentado nas narrativas produzidas e na pesquisa bibliográfica acerca da história local, destinado a estudantes do Ensino Médio no bairro de Plataforma. O produto paradidático foi organizado em quatro recortes temáticos, determinados a partir das entrevistas realizadas: “Trabalho”, “Aqui havia uma fábrica”, “A conquista do lar” e “O sustento vem do mar”.
Palavras-chave
http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/431713
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Dissertaçao
Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
ANA PAULA DA SILVA SANTOS “FESTA DO LIXO” NA FAZENDA GRANDE DO RETIRO, SALVADOR-BA: UM PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL E SEU CARÁTER POLÍTICO-PEDAGÓGICO 2018 MARIA DAS GRAÇAS DE ANDRADE LEAL UNEB
Resumo
O presente trabalho insere-se na linha de pesquisa Saberes Históricos em Diferentes Espaços de Memória, do Programa PROFHISTÓRIA - Mestrado Profissional em Ensino de História, tem como tema a Educação Patrimonial e o Ensino de História, visando identificar a “Festa do Lixo” como Patrimônio Cultural Imaterial do bairro da Fazenda Grande do Retiro, em Salvador - BA, valorizando-a como instrumento de ensino e aprendizagem nas aulas de História. Nessa perspectiva, o uso das fontes históricas: jornais, entrevistas orais, documentos de arquivos públicos e a pesquisa bibliográfica permitiram responder a questão central da dissertação: como ensinar para a valorização do patrimônio cultural e da memória, vinculados a experiência da comunidade e ao cotidiano dos discentes. A trajetória investigativa pautou-se pela Pesquisa Participante, por refletir acerca de uma realidade sem dissociar a teoria da prática, envolvendo os sujeitos pesquisados: os estudantes e os “guardiões da memória” da “Festa do Lixo”, a partir da metodologia do Círculo de Cultura que valoriza o diálogo existente entre os vários saberes, científico, escolar e popular, percebendo o educando como sujeito histórico. A importância social deste trabalho dá-se por ser um meio de problematizar a prática pedagógica no Ensino de História, que por muito tempo privilegiou os “grandes heróis” e a memória oficial atrelada a uma concepção de patrimônio histórico ligado aos bens de “pedra e cal” – imóveis tombados. Os resultados dessa investigação possibilitam aos educadores de História um ensinar e aprender com sentido e na medida em que os educandos vão reconhecendo um passado construído pelas pessoas que chegaram à comunidade antes deles instalasse um sentimento de pertencimento entre eles.
Palavras-chave
Ensino de História. Educação Patrimonial. Círculos de Cultura. “Festa do Lixo”. Memória. Patrimônio.
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Dissertação
Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
DAGSON JOSÉ BORGES SANTOS O USO DE BLOGS NO ENSINO DE HISTÓRIA: A EXPERIÊNCIA DA HISTÓRIA DO ENGENHO DE SANTANA EM ILHÉUS-BA 2018 ALFREDO EURICO RODRIGUES MATTA UNEB
Resumo
Os constantes avanços tecnológicos e as novas concepções pedagógicas, ajudam para uma educação mais inclusiva e colaborativa, permeando a adoção de estratégias dentro e fora de sala de aula. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo a construção de um Blog (Blogsopt) Engenho de Santana em Ilhéus Bahia. O material a ser desenvolvido deve servir para professores e alunos trabalharem a história local dentro e fora de ambientes escolares. O trabalho foi desenvolvido com alunos do 1° ano do Ensino Médio do Colégio Impacto de Ilhéus Bahia. A proposta foi a construção de uma História Pública, onde os alunos e o professor, desenvolveram uma pesquisa sobre a história do engenho, e que seus resultados eram postados no Blog. Propondo assim, a construção de uma história interativa, com saberes compartilhados entre diferentes atores sociais.
Palavras-chave
Ensino de história, Blogs, História Pública
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Dissertação