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Lista das dissertações dos alunos do ProfHistória



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Foram encontrados 408 registros

Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
ARTHUR GIBSON PEREIRA PINTO TÍTULO-SUPER HERÓIS E ENSINO DE HISTÓRIA, UM GUIA VISUAL: SUGESTÕES DIDÁTICAS PARA O USO DE FILMES DA MARVEL E DC NA SALA DE AULA 2018 JORGE VICTOR DE ARAÚJO SOUZA UFRJ
Resumo
O presente trabalho busca elaborar um guia visual para professores, indicando possibilidades didáticas no uso de filmes de super-heróis no ensino de História. Partimos da constatação de que há um crescente desinteresse pela escola e pelo aprendizado da história por parte dos alunos, em uma realidade marcada pelo presentismo e pelas novas tecnologias da informação e comunicação. Ao mesmo tempo, há entre os jovens um enorme sucesso dos filmes e narrativas de super-heróis. Com este trabalho buscamos criar uma ponte entre o interesse dos estudantes pelos filmes de super-heróis e os objetivos do ensino de História. Nos valemos do conceito de “mediação didática” para desenvolver um guia visual que apresenta indicações e sugestões de discussões, temáticas e atividades para o uso no ensino de História dos filmes MulherMaravilha (2017), Capitão América: O Primeiro Vingador (2011) e Capitão América: Guerra Civil (2016).
Palavras-chave
Ensino de História; Cultura visual, mídias e linguagem; Super-heróis, Cinema, Guia Visual.
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Dissertação
Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
HUGO MONÇÃO DE MATTOS CORRÊAROSA E SILVA VIOLÊNCIA EM QUESTÃO: PROPOSTAS PARA UMA ABORDAGEM CRÍTICA DE FOTOGRAFIAS DA GUERRA DO VIETNÃ 2018 ANA MARIA MONTEIRO UFRJ
Resumo
Essa dissertação tem como tema a problematização da violência a partir da interpretação de fotografias da Guerra do Vietnã, tendo como produto um site que possibilita interpretações e debates na educação básica, dentro das concepções de História Visual, que busca analisar fotografias a partir de seu contexto de produção, consumo e trajetórias. Além disso, são pilares do trabalho os conceitos arendtianos de violência, banalização, naturalização e a ação reflexiva em torno da violência, ao mesmo tempo em que o conceito de contrato civil da fotografia de AriellaAzoulay é empregado para a problematização das fotografias de guerra em busca de um posicionamento ativo e crítico dos alunos em relação a violência. Neste sentido, o trabalho defende a concepção de que uma educação crítica e humanizada deve ser norteada em um currículo multidimensional e plural, e dentro de um saber histórico criado no âmbito da escola.
Palavras-chave
Ensino de História, Saberes e práticas no espaço escolar; uso de fotografias em sala de aula; violência; Guerra do Vietnã; Site
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Dissertação
Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
PAULO JOSÉ ASSUMPÇÃO DOS SANTOS ENSINO DE HISTÓRIA PARA ALUNOS SURDOS EM CLASSES INCLUSIVAS: PRÁTICAS E PROPOSTAS 2018 SILVIO DE ALMEIDA CARVALHO FILHO UFRJ
Resumo
Essa dissertação enfoca o ensino de História para alunos surdos incluídos em turmas regulares do segundo segmento do Ensino Fundamental. Nela constatam-se diversos desafios a esse ensino, dentre os quais a manutenção de práticas pedagógicas inapropriadas à construção de aprendizagem significativa pelos referidos discentes, que, desta forma, permanecem excluídos em um contexto dito de inclusão. Ante tal constatação, apresenta-se como contributo à promoção de uma educação inclusiva mais efetiva o Caderno de orientações e sugestões para o ensino de História em classes inclusivas com alunos surdos. Subsidiam a produção desse material a análise de estudos realizados nas áreas de Educação e História referentes ao ensino de surdos, sendo os dessa última aqui apresentados em um levantamento bibliográfico; as considerações aos depoimentos dos docentes de História de uma escola polo na educação de surdos localizada na Baixada Fluminense (RJ), coletados por meio da metodologia da História Oral e examinados pela análise temática de conteúdo; além do compartilhamento das experiências pedagógicas empreendidas pelo autor.
Palavras-chave
Ensino de História. Surdos. Inclusão. Educação Especial. Saberes e práticas no espaço escolar. Cotidiano escolar e saberes históricos
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Dissertação