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Lista das dissertações dos alunos do ProfHistória



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Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
ADRIANA STIVANELLO O EDUCAR PELA PESQUISA: A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO ATRAVÉS DA METODOLOGIA DE PROJETOS EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE PONTA PORÃ-MS 2020 SIRLEY LIZOTT TEDESCHI UEMS
Resumo
A presente dissertação, apresentada ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistória, vincula-se à linha de Pesquisa Saberes Históricos no Espaço Escolar e propôs-se a analisar o ensino de História e o educar pela pesquisa, mais especificamente, a construção do conhecimento histórico por meio da metodologia de projetos, a partir da experiência de trabalho, desenvolvida no Ensino Fundamental de uma escola pública da rede básica de educação localizada no Município de Ponta Porã-MS. Buscamos aporte teórico para a análise, na historiografia e no campo da educação, para compreender as diferentes abordagens e práticas desta metodologia de ensino, as implicações na produção do conhecimento histórico no contexto escolar, assim como, as implicações dessa forma de ensinar História na formação da consciência histórica dos/as alunos/as. É uma pesquisa de caráter qualitativo e a produção de informações deu-se por meio da análise documental e aplicação de questionário, composto de questões abertas e fechadas, a professores/as do Ensino Fundamental da escola lócus da pesquisa. Foram utilizados os critérios, sob a técnica da observação direta extensiva e da observação documental, para que pudéssemos identificar as abordagens dos/as professores/as no uso da pesquisa como recurso didático nas aulas de História. As informações produzidas no decorrer desta dissertação nos permitiram uma fundamentação sobre a metodologia e a compreensão da relação que se estabeleceu entre os professore/as e está metodologia e entre os/as alunos/as e o conhecimento histórico. Deste modo, a pesquisa contribui com reflexões sobre propostas de ensino de história que visam qualificar a construção do conhecimento histórico e, principalmente, a consciência histórica.
Palavras-chave
ProfHistória; Ensino de História; Aprendizagem histórica; Metodologia de projetos; Consciência histórica
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Dissertação
Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
ANA CAROLINA OLIVEIRA CARLOS GÊNERO E REPRESENTAÇÃO FEMININA NO JORNAL” A CRUZ” (1910 – 1915): POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE HISTÓRIA 2020 MARINETE APARECIDA ZACHARIAS RODRIGUES UEMS
Resumo
O objetivo principal deste trabalho foi analisar os discursos e textos publicados nas páginas do periódico católico A Cruz, produzido em Mato Grosso, no período de 1910 a 1915. Visamos com isso compreender a construção das representações femininas como mecanismo de manutenção do culto da domesticidade nas relações de gênero na sociedade cuiabana. As análises revelaram que o periódico dava sustentação ao padrão de comportamento feminino das mulheres tendo como objetivo estabelecer uma homogeneização para os papéis femininos assentes no modelo tradicional referendado pela cultura patriarcal, que buscava manter as mulheres distantes do espaço público de atuação política e social. O estudo que se realizou a partir do processo de seleção e análise do jornal A Cruz, passando ainda pela revisão historiográfica contribuiu para a ampliação do conhecimento sobre a história regional e também para que pudéssemos sugerir novas metodologias para o ensino da história das mulheres e das relações de gênero na Educação Básica, tendo como fonte o periódico analisado nesta pesquisa. Assim, temas da história das mulheres articulados com os textos, os discursos do jornal A Cruz e com filmes, documentários, documentos e imagens podem servir para incentivar debates, pesquisas, produção de textos e estudos bibliográficos pelas/os alunas/os na Educação Básica.
Palavras-chave
ProfHistória; Ensino de História; Saberes e Práticas no espaço escolar; Metodologias de ensino; Representação feminina; História das mulheres; Culto da domesticidade
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Dissertação
Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
ANDRÉIA DE ARRUDA MACHADO MATO GROSSO DO SUL E SUA HISTÓRIA: EM PERSPECTIVA O PERÍODO DIVISIONISTA (1977-1998) 2020 MARINETE APARECIDA ZACHARIAS RODRIGUES UEMS
Resumo
A presente pesquisa tem como objetivo abordar o período de divisão do estado de Mato Grosso, cujo início se deu a partir das demandas colocadas pelos políticos do sul do estado, nos anos finais do século XIX, e se concretizou com a Lei Complementar Nº 31, de 11 outubro de 1977, que criou o estado de Mato Grosso do Sul. Analisamos e discutimos os rumos políticos, econômicos e sociais que o novo estado tomou de 1977 até o ano de 1998, ano em que se registrou mudanças na dimensão política, econômica e social na sociedade sul-mato-grossense. Por meio de um exercício analítico-crítico dos textos e documentos, procuramos elaborar a reflexão final, apresentando os aspectos mais significativos do período histórico que levou a divisão do território de Mato Grosso em dois estados da federação. Recorremos aos jornais o Correio do Estado e O Progresso visando obter informações sobre as contradições políticas, econômicas e sociais associadas ao papel dos divisionistas no momento e nas décadas posteriores ao acontecimento. Também analisamos discursos do legislativo estadual sobre o tema. Essas fontes subsidiam as análises científicas e a produção do material didático produzido para atender aos alunos da Educação Básica, haja vista a falta de material sobre a temática nas escolas para empreender atividades de reflexão. Com a realização das análises da temática proposta, produzimos um caderno de atividades para o uso dos alunos, utilizando os conhecimentos sistematizados com a pesquisa, descrevendo os resultados de maneira didática à Educação Básica, especificamente ao terceiro ano do Ensino Médio, visto que, o ensino de História Regional voltado à divisão do estado, está inserido no Referencial Curricular da disciplina de História para essa turma/etapa. O caderno está dividido em unidades, com a história dos movimentos que resultaram na divisão do estado e na criação de Mato Grosso do Sul, seus rumos políticos, econômicos e sociais de 1977 a 1998, sendo o texto acrescido de informações extras, como conceitos, definições, curiosidades, imagens, atividades e servirá como material de apoio aos professores e alunos nas aulas de História Regional da rede pública e privada do estado de Mato Grosso do Sul.
Palavras-chave
ProfHistória; Ensino de História; Produção e difusão de narrativas históricas, Processos Históricos, Divisão do estado, Mato Grosso do Sul, Material didático
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Dissertação