O ProfHistória prevê 420 (quatrocentos e vinte) horas de atividades didáticas, correspondentes a
28 (vinte e oito) créditos entre disciplinas obrigatórias, incluindo o Trabalho de Final de
Curso, e disciplinas optativas.
O curso é estruturado da seguinte grade curricular (ordem
recomendada):
Programas das disciplinas
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Ensino de História da África e da Cultura Afro-Brasileira - UDESC 2014
Ensino de História da África e da Cultura AfroBrasileira - UDESC 2014
HISTÓRIA DO ENSINO DE HISTÓRIA - UDESC 2014
Teoria da História no Ensino da História - UDESC 2014
Escravidao Memoria e o Universo Virtual - UFF 2014
Historia do Ensino de Historia UFRGS 2014
Metodologia no Ensino de Historia o pesquisador professor e o professor pesquisador _UFRGS 2014
Teoria da Historia_UFRGS 2014
Ensino de Historia da Africa e da Cultura Afro-Brasileira_UFRJ 2014
Teoria da Historia para o Ensino de Historia_UFRJ 2014
Historia do Ensino de Historia_UFSC 2014
Teoria e Metodologia da Historia_UFSC 2014
Historia do Ensino de Historia_UFT 2014
Teoria da Historia_UFT 2014
Historia e Temporalidades _ UFSC 2015
Historia Memoria e Producao de Identidade Diferenca _PUCRIO 2015
Seminario de Pesquisa Desenvolvimento Projeto PUCRIO 2015
Didatica da Historia Trajetoria Desafios e Perspectivas_UDESC 2015
Producao de Material Didatico e o Universo Virtual_UDESC 2015
Seminario de Pesquisa_UDESC 2015
Curriculo de Historia Memoria e Produção de ndentidade_UFRGS 2015
Educacao Patrimonial e Ensino de Historia_UFRGS 2015
Ensino de Historia e a Questao das Temporalidades_UFRGS 2015
Narrativa Imagem e a Construcao do Fato Historico_UFRGS 2015
Seminario de Pesquisa_UFRGS 2015
Didatica da Historia Trajetoria Desafios e Perspectivas_UFRJ 2015
Educacao Patrimonial e Ensino de Historia_UFSC 2015
Narrativa Imagem e a Construcao do Fato Historico_UFSC 2015
Seminario de Pesquisa_UFSC 2015
Curriculo de Historia Memoria e Producao de Identidade_UFT 2015
_Educacao Patrimonial e Ensino de Historia_UFT 2015
Fenomenologia e Historiografia_UFT 2015
Narrativa Imagem e a Cosntrucao do Fato Historico_UFT 2015
Tecnologias da Informacao e Comunicacao e Ensino de Historia_UFT 2015
Cidade Patrimonio Urbano e Ensino de Historia a Escravidao e os Lugares de Memoria e Historia de Africanos e Afrodescendentes_PUCRIO 2016
Ensino de Historia e a Questao da Temporalidade_PUCRIO 2016
Historia do Ensino de Historia _UDESC 2016
Historia do Impresso_UDESC 2016
Ensino de Historia da Africa e da Cultura Afro-brasileira_UEMS 2016
Historia do Ensino de Historia_UEMS 2016
Ensino de Historia da Africa e da Cultura Afro-brasileira_UEMS 2016
Producao do Material Didatico e o Universo Virtual_UEMS 2016
Teoria da Historia_UEMS 2016
Educacao Patrimonial e Ensino de Historia_UFMT 2016
Historia do Ensino de Historia_UFMT 2016
Teoria da Historia _UFMT 2016
Curriculo de Historia Memória e Producao de Identidade /Diferenca_UFPE 2016
Educacao Patrimonial e Ensino de História_UFPE 2016
Historia do Ensino de Historia_UFPE 2016
Teoria da Historia_UFPE 2016
Curriculo de Historia Memoria e Producao de Identidade_UFPR 2016
Didatica da Historia Trajetoria Desafios e Perspectivas_UFPR 2016
Historia do Ensino de Historia_UFPR 2016
Teoria da Historia_UFPR 2016
Historia do Ensino de Historia_UFRGS 2016
Metodologia no Ensino de Historia_UFRGS 2016
Seminario de Dissertacao_UFRGS 2016
Seminario Tutorial_UFRGS 2016
Teoria da Historia _UFRGS 2016
Curriculo de Historia Memoria e Producao de Identidade e Diferenca_UFRJ 2016
Historia do Ensino de Historia_UFRJ 2016
Narrativa Imagem e Construcao do Fato Historico_UFRJ 2016
Teoria da Historia para o Ensino da Historia_UFRJ 2016
Teoria de Historia_UFRJ 2016
Educacao Patrimonial e Ensino de Historia_UFRN 2016
Historia do Ensino de Historia_UFRN 2016
Narrativa imagem e a construcao do Fato Historico_UFRN 2016
Teoria da Historia_UFRN 2016
Teoria da Historia_UFRRJ 2016
Historia do Ensino de Historia_UFSC 2016
Narrativa Imagem e a Construcao do Fato Historico_UFSC 2016
Teoria e Metodologia da Historia_UFSC 2016
Historia do Ensino de Historia_UFT 2016
Seminario Tutorial_UFT 2016
Teoria da Historia_UFT 2016
Cidade Patrimonio Urbano e Ensino de Historia_UNESPAR 2016
Historia do Ensino de Historia_UNESPAR 2016
Teoria da Historia_UNESPAR 2016
Historia do Ensino de Historia _UNIFAP 2016
Teoria da Historia_UNIRIO 2016
Historia Como Diferenca Historia e Cultura Indigena_PUCRIO 2017
Educacao Patrimonial e Ensino deHistoria_UEMS 2017
Historia Como Diferenca Historia e Cultura Indigena_UEMS 2017
Seminario de Pesquisa _UEMS 2017
Producao de Material Didatico e o Universo Virtual_UFMT 2017
Seminario de Pesquisa _UFMT 2017
Producao Material Didatico Universo Virtual_UFPR 2017
Seminario de Pesquisa_UFPR 2017
Topicos Especiais Em Historia I _UFPR 2017
Ensino de Historia da Africa e da Cultura Afro brasileira_UFRGS 2017
Seminario de Pesquisa_UFRGS 2017
Topico Especial em Ensino de Historia_UFRGS 2017
Ensino de Historia e Educacao para as Relacoes Raciais_UFRJ 2017
Historia Oral e Narrativa Praticas Educacionais e Interdisciplinaridade_UFRJ 2017
Jogos de Escalas no Ensino de Historia_UFRJ 2017
A Aprendizagem em Historia e A Formacao Historica_UFRN 2017
Historia Local_UFRN 2017
Seminario de Pesquisa_UFRN 2017
Curriculo de Historia Memoria e Producao de Identidade Diferenca_UFSC 2017
Metodologia do Ensino de Hist. o Prof. Pesquisador e o Pesquisador-Prof. _ UFSC 2017
Seminario dePesquisa_UFSC 2017
A Aprendizagem Em Historia e a Formacao Historica_UFT 2017
Ensino de Historia Historia Oral e Narrativa_UFT 2017
Seminario de Pesquisa (2)_UFT 2017
Seminario de Pesquisa_UFT 2017
Curriculo de Historia Memoria e Producao de Identidade Diferenca_UNESPAR 2017
Ensino de Historia da Africa e da Cultura Afro-Brasileira _UNESPAR 2017
Seminario de Pesquisa_UNESPAR 2017
Educacao Patrimonial e Ensino de Historia_UNICAMP 2017
Seminario de Pesquisa _UNICAMP 2017
Teoria da Historia _UNIFAP 2017
Teoria da Historia _UEMS 2018_2019
Historia do Ensino de Historia_UDESC 2018
Historia do Ensino de Historia_UEMS 2018
Historia do Ensino de Historia_UERJ 2018
Teoria da Historia_UERJ 2018
Historia do Ensino de Historia_UFMT 2018
Historia do Ensino de Historia _UFRGS 2018
Historia do Ensino de Historia_UFRJ 2018
Historia do Ensino de Historia_UFRN 2018
Teoria da Historia_UFRN 2018
Teoria da Historia_UFRRJ 2018
Historia do Ensino de Historia _UFSC 2018
Teoria da Historia_UFSC 2018
Historia do Ensino de Historia_UFSM 2018
Historia do Ensino de Historia_UNEB 2018
Teoria da Historia_UNEB 2018
Teoria da Historia_UNEMAT 2018
Historia do Ensino de Historia_UNICAMP 2018
Historia do Ensino de Historia _UNIFAP 2018
Teoria da Historia_UNIFAP 2018
Historia do Ensino de Historia_UNIFESP 2018
Teoria da Historia_UNIFESP 2018
UNIRIO_ 2018
Historia do Ensino de Historia_PUCRIO 2019
Historia do Ensino de Historia_UDESC 2019
Teoria da Historia_UDESC 2019
Historia do Ensino de Historia_UEM 2019
Teoria da Historia_UEM 2019
Historia do Ensino de Historia_UEMS 2019
Teoria da Historia _UEMS 2019
Historia do Ensino de Historia_UERJ 2019
Teoria da Historia_UERJ 2019
Historia do Ensino de Historia_UFF 2019
Historia do Ensino de Historia_UFPA 2019
Historia do Ensino de Historia_UFRGS 2019
Teoria da Historia_UFRGS 2019
Teoria da Historia_UFRJ 2019
Teoria da Historia para o Ensino de Historia_UFRJ 2019
Historia do Ensino de Historia_UFRN 2019
Teoria da Historia_UFRRJ 2019
Historia do Ensino de Historia_UFSC 2019
Teoria da Historia_UFSC 2019
Historia do Ensino de Historia_UFSM 2019
Teoria da Historia_UFSM 2019
Historia do Ensino de Historia_UNEB 2019
Teoria da Historia_UNEB 2019
Teoria da Historia_UNEMAT 2019
Historia do Ensino de Historia_UNESPAR 2019
Teoria da Historia_UNESPAR 2019
Teoria da Historia_UNICAMP 2019
Teoria da Historia_UNIFAP 2019
Teoria da Historia_UNIFESP 2019
Teoria da Historia Para Ensino de Historia UFF
Teoriada Historia_UFPA
Historia do Ensino de Historia_UNICAMP
A dissertação do PROFHISTÓRIA tem por objetivo traduzir o aprendizado
ao longo do percurso de formação bem como gerar conhecimento que possa ser disseminado,
analisado e utilizado por outros profissionais dessa área nos diferentes contextos onde são
mobilizadas diferentes formas de representação do passado.
O produto final pode assumir diferentes formatos como: texto dissertativo, documentário,
exposição; material didático; projeto de intervenção em escola, museu ou espaço similar, a
condição que incorpore as três dimensões anteriormente explicitadas.
A avaliação é feita em arguição pública por banca qualificada composta por três professores
doutores, sendo um deles o orientador e tendo a participação de ao menos um professor externo à
Instituição Associada.