SALA DE NOTÍCIAS

Nota doProfHistória em defesa dos professores

O Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) foi criado com o objetivo primordial de promover a formação continuada de professoras/es de História a partir de uma premissa: a de que as/os docentes que atuam na Educação Básica são intelectuais capazes de problematizar, teorizar e produzir conhecimentos conectados com a vida nas escolas. As pesquisas desenvolvidas no ProfHistória enfrentam e promovem debates de diferentes naturezas. O ato de pesquisar, nesse cenário, permite a criação de novos olhares e o aprofundamento de questões sensíveis de forma responsável, conectados ao pensamento acadêmico da área e comprometidos com os valores que a democracia brasileira construiu nas últimas três décadas. Nesse sentido, o ProfHistória se manifesta em favor da liberdade e da pluralidade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber. Afirmamos que no planejamento e realização das aulas, na construção das problemáticas e objetos de estudo, na seleção dos referenciais teórico-metodológicos e dos recursos pedagógicos mobilizados, e na proposição de novos olhares sobre ensinar e aprender História, docentes e discentes do Programa devem ter seus direitos constitucionais garantidos. As/Os mestrandas/os do Programa e seus/suas docentes não podem ser constrangidos a evitar temas e/ou modificar suas pesquisas e produções acadêmicas e didáticas por parte de pessoas ou instituições alheias à área e em situações não previstas pelo ritual acadêmico e pedagógico. Problematizar questões de igualdade de gênero; promover formas de educação antirracista; combater a discriminação em razão de classe, de idade, de nacionalidade, de pertencimento religioso, de orientação sexual; educar para os Direitos Humanos e para a Cidadania, bem como garantir o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho são responsabilidades de cada professor/a comprometido/a com a Constituição Federal e com um numeroso conjunto de Leis e Diretrizes que orientam a educação nacional, tais como a LDB 9394/1996 – modificada pelas Leis 10.630/03 e 11.645/08 -, a Lei Maria da Penha, as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos, o Estatuto da Criança e do Adolescente, entre outros. Isto posto, a Coordenação Acadêmica Nacional do ProfHistória e as coordenações dos vinte e sete núcleos locais posicionam-se incondicionalmente na defesa da ordem constitucional e oferecem apoio a todo e qualquer membro de seu corpo social que tiver seus direitos ameaçados no exercício de seus ofícios de professor/a e pesquisador/a. Brasília, 9 de novembro de 2018.

Edital de Expansão da Rede do ProfHistória

A Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, visando à expansão da rede do PROFHISTÓRIA – Mestrado Profissional em Ensino História, informa que receberá propostas de adesão de Instituições de Ensino Superior ao referido programa, para abertura de até 15 (quinze) novos Núcleos do ProfHistória. O Mestrado Profissional em História é ofertado por uma rede de Instituições de Ensino Superior sob a coordenação geral da UFRJ. Cada Instituição de Ensino Superior que integra a rede é denominada Instituição Associada ao PROFHISTÓRIA e cada sede, local ou campus, onde é instalada uma turma, é considerado uma unidade. Para mais detalhes, leia o Edital de Adesão ao ProfHistória 2019 no link REGULAMENTOS E FORMULÁRIOS

I Encontro ProfHistória da Unespar & III Semana de História

O I ENCONTRO PROFHISTÓRIA UNESPAR & III SEMANA DE HISTÓRIA é um evento voltado aos alunos(as) do MESTRADO PROFHISTÓRIA e alunos(as) da GRADUAÇÃO em História, além de professores da Rede Básica de Ensino e comunidade em geral. Será realizado nos dias 27, 28, 29 e 30 de novembro e constará de palestras, mesas-redondas, roda de conversa, simpósios temáticos e palestras. O evento tem como proposta articular níveis de ensino – graduação e pós-graduação - e aproximar alunos e professores da escola e da universidade, do Paraná e de outros estados, promovendo o diálogo em torno do conhecimento histórico. O evento é inteiramente grátis e será realizado no campus de Campo Mourão da Unespar.

ProfHistória Núcleo Unemat - I Seminário de Defesas de Dissertação do ProfHistória - 20 a 24 de agosto de 2018

I Seminário de Defesas de Dissertação do ProfHistória - 20 a 24 de agosto de 2018 O objetivo do I Seminário de Defesas de Dissertação do ProfHistória é proporcionar a criação de um espaço voltado à apresentação pública das dissertações produzidas pelos alunos do Mestrado Profissional em Ensino de História – ProfHistória da Unemat, visando a socialização de pesquisas voltadas ao debate sobre diferentes temas e perspectivas envolvendo a história e o ensino de história para a Educação Básica no Estado de Mato Grosso. Visa também, proporcionar momentos de trocas de experiências entre os mestrandos concluintes, os professores do programa e professores convidados externos, além dos alunos do mestrado, do Curso de Licenciatura em História, dos professores da rede pública e privada de Cáceres e região, e demais interessados. Por último, o evento possibilitará também, a realização de mesas-redondas com a participação dos professores convidados para as bancas, contribuindo para o enriquecimento dos debates acerca da pesquisa em história e sua relação com o ensino de história.