• facebook

SALA DE NOTÍCIAS

ProfHistória Núcleo Unemat - I Seminário de Defesas de Dissertação do ProfHistória - 20 a 24 de agosto de 2018

I Seminário de Defesas de Dissertação do ProfHistória - 20 a 24 de agosto de 2018 O objetivo do I Seminário de Defesas de Dissertação do ProfHistória é proporcionar a criação de um espaço voltado à apresentação pública das dissertações produzidas pelos alunos do Mestrado Profissional em Ensino de História – ProfHistória da Unemat, visando a socialização de pesquisas voltadas ao debate sobre diferentes temas e perspectivas envolvendo a história e o ensino de história para a Educação Básica no Estado de Mato Grosso. Visa também, proporcionar momentos de trocas de experiências entre os mestrandos concluintes, os professores do programa e professores convidados externos, além dos alunos do mestrado, do Curso de Licenciatura em História, dos professores da rede pública e privada de Cáceres e região, e demais interessados. Por último, o evento possibilitará também, a realização de mesas-redondas com a participação dos professores convidados para as bancas, contribuindo para o enriquecimento dos debates acerca da pesquisa em história e sua relação com o ensino de história.

Edital de Seleção do ProfHistória 2019

Já está disponível o Edital de Seleção do ProfHistoria para o ano de 2019. As inscrições vão de 08/08 a 25/09/2018. Para mais informações, acesse http://www.profhistoria.uerj.br/ Pagamento da taxa de inscrição: até 26/09/2018. Entrega da documentação para análise de cota: até 26/09/2018 Requisitos para ingresso: a) ser portador de diploma de curso superior de licenciatura, devidamente registrado no Ministério da Educação; b) atuar como professor de História em qualquer ano da Educação Básica (Ensino Fundamental e Ensino Médio).

PRÊMIO PROFHISTÓRIA DE MELHOR DISSERTAÇÃO

É com muita alegria que a Comissão Nacional do ProfHistória anuncia as três dissertações premiadas no “Prêmio ProfHistória de Melhor Dissertação” e as três dissertações que receberam menção honrosa. Todos os premiados receberão vale-livros, certificados indicativos de sua premiação e as três dissertações premiadas serão publicadas em forma de e-book. Parabéns a todos os envolvidos! Todos os trabalhos recebidos indicam, para o ProfHistória, a qualidade do debate teórico-metodológico, a originalidade dos temas, a reflexão sobre a experiência em sala de aula e a possibilidade de os resultados finais serem adaptados e utilizados por outros professores da Educação Básica, em suas próprias realidades. Dissertações Premiadas: 1.º O samba pede passagem: o uso de sambas-enredo no ensino de História - Fabiolla Falconi Vieira – UFSC 2.º Ensino de história e o ofício do historiador: a investigação do processo de patrimonialização do espaço físico da Escola Estadual Professor Olintho de Oliveira (Porto Alegre/RS) com alunos e alunas do 6º ano do ensino fundamental - Leandro Balejos Pereira – UFRGS 3.º Identidades (in)visíveis: indígenas em contexto urbano e o ensino de história na região metropolitana do Rio de Janeiro - Thais Elisa Silva da Silveira – UERJ Menção Honrosa: Usos e possibilidades do podcast no ensino de História - Raone Ferreira de Souza - UFRJ Vozes, Corpos e Saberes do Maciço: Memórias e Histórias de Vida das Populações de Origem Africana em Territórios do Maciço do Morro da Cruz/ Florianópolis - Karla Andrezza Vieira Vargas – UDESC Maré de Cidadania: uma experiência pedagógica com alunos da escola pública no Museu da Maré - Benilson Mario Iecker Sancho - UFF

  • Páginas:
  • 1