SALA DE NOTÍCIAS

CHAMADA ABERTA PARA PUBLICAÇÃO DE CAPÍTULO DE LIVRO

A Comissão Editorial em conformidade com as normas das Editoras Universitárias, abre inscrições para professores e professoras que defenderam suas dissertações nos núcleos do ProfHistória situados no nordeste, norte e Tocantins que estejam interessados(as) em publicar artigo no livro, intitulado provisoriamente Docência e Pesquisa no campo do Ensino de História A coletânea de textos tem como objetivo reunir narrativas, reflexões e descrições sobre o processo de planejamento, organização e elaboração dos materiais pedagógicos utilizados no processo ensino-aprendizagem de História. O livro Docência e Pesquisa no campo do Ensino de História é uma obra que tem a intenção de problematizar as etapas de produção da dimensão propositiva do trabalho final do Profhistória. Para concorrer à publicação do artigo, as propostas devem estar em conformidade com as condições estabelecidas nesta chamada pública. Os interessados/as devem enviar seus textos durante o período de 11 de setembro de 2020 a 20 de novembro de 2020, através do preenchimento do formulário de inscrição. Os/As autores/as deverão anexar seus textos ao formulário. Para maiores informações o autor/a deverá entrar em contato com: livro.profhistoria@gmail.com

Em defesa de políticas de ações afirmativas na Pós-Graduação

O ProfHistória é um programa de mestrado profissional, em rede nacional, com 39 Instituições Associadas, e adota políticas de ações afirmativas na forma de cotas. Diante da portaria assinada pelo ex-ministro da Educação, que revogou a normativa n.13 de 11 de maio de 2016, o ProfHistória manifesta que seguirá incentivando a adoção de cotas e outras ações afirmativas, em respeito ao artigo 26-A da Lei de Diretrizes e Bases e em defesa de um Ensino de História antirracista e que promova os Direitos Humanos.

ATENÇÃO TURMA 2020

A CAPES autorizou início das aulas em MARÇO de 2020. Fiquem atentos à mensagem, por email, em relação ao novo calendário para matrícula. Dúvidas: entrem em contato com a sua Instituição Associada.

XII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES DO ENSINO DE HISTÓRIA

XII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES DO ENSINO DE HISTÓRIA TERRITÓRIOS DISPUTADOS: A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO NO ENSINO DE HISTÓRIA EM TEMPOS DE CRISE Período 11 a 13 de Novembro Local Departamento de História – Instituto de Geografia, História e Documentação/UFMT – Cuiabá/MT O XII Encontro Nacional de Pesquisadores Do Ensino de História (XII ENPEH), com o tema Territórios disputados: A produção de conhecimento no ensino de História em tempos de crise, na Universidade Federal de Mato Grosso, acontecerá entre os dias 11 a 13 de novembro de 2019. Trata-se de evento relacionado às atividades desenvolvidas pela Associação Brasileira de Ensino de História (ABEH) e pelo Departamento de História/UFMT e destina-se a pesquisadores do ensino de História, alunos da graduação e pós-graduação, professores da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e Médio, além de outros interessados. O encontro tem o apoio e parceria da Universidade do Estado de Mato Grosso, instituição companheira nas lutas pelo Ensino de História no Centro-Oeste. O XII ENPEH contará com a presença de pesquisadores e estudantes de diversas regiões do país em conferências, mesas-redondas e grupos de pesquisa em diálogo (GPDs).

PRÊMIO PROFHISTÓRIA DE MELHOR DISSERTAÇÃO – 2.ª Edição

É com muita alegria que a Comissão Nacional do ProfHistória anuncia as três dissertações premiadas no “Prêmio ProfHistória de Melhor Dissertação – 2.ª edição” e as três dissertações que receberam menção honrosa. Parabéns a todos os envolvidos! Dissertações Premiadas: 1.º A HISTÓRIA DA ÁFRICA NA ESCOLA, CONSTRUINDO OLHARES “OUTROS”: as contribuições do manual do professor do livro didático de História do Ensino Médio - ELISÂNGELA COÊLHO DA SILVA – UFPE; 2.º IMAGENS DE UMA ESCRAVA REBELDE: quadrinhos, raça e gênero no Ensino de História - ROBERTA MARCELINO VELOSO – UNICAMP; 3.º ENSINO DE HISTÓRIA PARA ALUNOS SURDOS EM CLASSES INCLUSIVAS: PRÁTICAS E PROPOSTAS - PAULO JOSÉ ASSUMPÇÃO DOS SANTOS – UFRJ. Menção Honrosa: - NARRATIVAS SOBRE A DIÁSPORA AFRICANA NO ENSINO DE HISTÓRIA: TRAJETÓRIAS DE AFRICANOS EM DESTERRO/SC NO SÉCULO XIX - CAROLINA CORBELLINI ROVARIS – UDESC; - A METODOLOGIA WEBQUEST NA AULA DE HISTÓRIA - ÉDER DIAS DO NASCIMENTO – UNESPAR; - PROJETO CARTOGRAFIA DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA DA EAUFPA: UMA DIDÁTICA DA HISTÓRIA EM INTERFACE COM A PEDAGOGIA DECOLONIAL - ANTONIA MARIA RODRIGUES BRIOSO – UFPA.