SALA DE NOTÍCIAS

XII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES DO ENSINO DE HISTÓRIA

XII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES DO ENSINO DE HISTÓRIA TERRITÓRIOS DISPUTADOS: A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO NO ENSINO DE HISTÓRIA EM TEMPOS DE CRISE Período 11 a 13 de Novembro Local Departamento de História – Instituto de Geografia, História e Documentação/UFMT – Cuiabá/MT O XII Encontro Nacional de Pesquisadores Do Ensino de História (XII ENPEH), com o tema Territórios disputados: A produção de conhecimento no ensino de História em tempos de crise, na Universidade Federal de Mato Grosso, acontecerá entre os dias 11 a 13 de novembro de 2019. Trata-se de evento relacionado às atividades desenvolvidas pela Associação Brasileira de Ensino de História (ABEH) e pelo Departamento de História/UFMT e destina-se a pesquisadores do ensino de História, alunos da graduação e pós-graduação, professores da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e Médio, além de outros interessados. O encontro tem o apoio e parceria da Universidade do Estado de Mato Grosso, instituição companheira nas lutas pelo Ensino de História no Centro-Oeste. O XII ENPEH contará com a presença de pesquisadores e estudantes de diversas regiões do país em conferências, mesas-redondas e grupos de pesquisa em diálogo (GPDs).

PRÊMIO PROFHISTÓRIA DE MELHOR DISSERTAÇÃO – 2.ª Edição

É com muita alegria que a Comissão Nacional do ProfHistória anuncia as três dissertações premiadas no “Prêmio ProfHistória de Melhor Dissertação – 2.ª edição” e as três dissertações que receberam menção honrosa. Parabéns a todos os envolvidos! Dissertações Premiadas: 1.º A HISTÓRIA DA ÁFRICA NA ESCOLA, CONSTRUINDO OLHARES “OUTROS”: as contribuições do manual do professor do livro didático de História do Ensino Médio - ELISÂNGELA COÊLHO DA SILVA – UFPE; 2.º IMAGENS DE UMA ESCRAVA REBELDE: quadrinhos, raça e gênero no Ensino de História - ROBERTA MARCELINO VELOSO – UNICAMP; 3.º ENSINO DE HISTÓRIA PARA ALUNOS SURDOS EM CLASSES INCLUSIVAS: PRÁTICAS E PROPOSTAS - PAULO JOSÉ ASSUMPÇÃO DOS SANTOS – UFRJ. Menção Honrosa: - NARRATIVAS SOBRE A DIÁSPORA AFRICANA NO ENSINO DE HISTÓRIA: TRAJETÓRIAS DE AFRICANOS EM DESTERRO/SC NO SÉCULO XIX - CAROLINA CORBELLINI ROVARIS – UDESC; - A METODOLOGIA WEBQUEST NA AULA DE HISTÓRIA - ÉDER DIAS DO NASCIMENTO – UNESPAR; - PROJETO CARTOGRAFIA DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA DA EAUFPA: UMA DIDÁTICA DA HISTÓRIA EM INTERFACE COM A PEDAGOGIA DECOLONIAL - ANTONIA MARIA RODRIGUES BRIOSO – UFPA.

Edital de seleção do ProfHistória 2020

Já está disponível o edital de seleção do ProfHistoria para o ano de 2020. – Período de Inscrição: 15/08/2019 até 29/09/2019 – E-mail para contato: profhistoria@dsea.uerj.br – Telefones para contato: (21) 2334-0669 / (21) 2334-0239 / (21) 2334-0275 – Requisitos para ingresso: a) ser portador de diploma de curso superior de licenciatura, devidamente registrado no Ministério da Educação; b) atuar como professor de História em qualquer ano da Educação Básica (Ensino Fundamental e Ensino Médio).

EXPANSÃO DO PROFHISTÓRIA - RESULTADO

O Comitê Gestor e a Coordenação Acadêmica Nacional do Mestrado Profissional em Ensino de História informam que a Comissão de Seleção de propostas de adesão, reunida no dia 02 de maio de 2019, em consonância com os critérios expostos no Edital de 08 de outubro de 2018 aprovou 12 novos núcleos assim distribuídos: Região Centro Oeste: Universidade Federal de Goiás (UFG); Região Nordeste: Universidade Federal do Maranhão (UFMA) – Campus de São Luís, Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade de Pernambuco (UPE) e Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); Região Norte: Universidade Federal do Acre (UFAC), Universidade Federal de Roraima (UFRR) e Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA); Região Sudeste: Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

I CONGRESSO NACIONAL DO PROFHISTÓRIA - Chamada para trabalhos

O PROFHISTÓRIA (Mestrado profissional em Ensino de História) é um programa de pós-graduação stricto sensu, oferecido em rede nacional, com 27 Instituições de Ensino Superior associadas, coordenado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O objetivo do Mestrado Profissional é proporcionar formação continuada aos docentes de história, que estejam ministrando aulas em qualquer segmento da educação básica (ensino fundamental e médio) e também na Educação de Jovens e Adultos. Com a finalidade de promover debates entre docentes e discentes de todo o Brasil, que atuem no programa, com vistas a troca de experiências, estabelecimentos de pautas e discussões pertinentes, assim como da construção de diagnósticos e propostas de interação e integração futuras, será realizado O I Congresso Nacional do Profhistória, A Pesquisa em Ensino de História e a Formação de Professores no contexto do Profhistória nos dias 03 a 06 de outubro de 2019 no Instituto Anísio Teixeira (IAT), Salvador, Bahia. O evento propõe reunir mestres e mestrandos do PROFHISTÓRIA de todo o país, bem como docentes dos mais diversos núcleos, para que apresentem, discutam e aperfeiçoem suas pesquisas, metodologias, abordagens teóricas e para que realizem a troca de experiências científicas e didáticas. Também oferecerá atividades de formação aos professores da rede básica de ensino do Estado da Bahia.