• Quem é Quem - Profhistória

SALA DE NOTÍCIAS

Edital de seleção do ProfHistória 2020

Já está disponível o edital de seleção do ProfHistoria para o ano de 2020. – Período de Inscrição: 15/08/2019 até 29/09/2019 – E-mail para contato: profhistoria@dsea.uerj.br – Telefones para contato: (21) 2334-0669 / (21) 2334-0239 / (21) 2334-0275 – Requisitos para ingresso: a) ser portador de diploma de curso superior de licenciatura, devidamente registrado no Ministério da Educação; b) atuar como professor de História em qualquer ano da Educação Básica (Ensino Fundamental e Ensino Médio).

EXPANSÃO DO PROFHISTÓRIA - RESULTADO

O Comitê Gestor e a Coordenação Acadêmica Nacional do Mestrado Profissional em Ensino de História informam que a Comissão de Seleção de propostas de adesão, reunida no dia 02 de maio de 2019, em consonância com os critérios expostos no Edital de 08 de outubro de 2018 aprovou 12 novos núcleos assim distribuídos: Região Centro Oeste: Universidade Federal de Goiás (UFG); Região Nordeste: Universidade Federal do Maranhão (UFMA) – Campus de São Luís, Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade de Pernambuco (UPE) e Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); Região Norte: Universidade Federal do Acre (UFAC), Universidade Federal de Roraima (UFRR) e Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA); Região Sudeste: Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

I CONGRESSO NACIONAL DO PROFHISTÓRIA - Chamada para trabalhos

O PROFHISTÓRIA (Mestrado profissional em Ensino de História) é um programa de pós-graduação stricto sensu, oferecido em rede nacional, com 27 Instituições de Ensino Superior associadas, coordenado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O objetivo do Mestrado Profissional é proporcionar formação continuada aos docentes de história, que estejam ministrando aulas em qualquer segmento da educação básica (ensino fundamental e médio) e também na Educação de Jovens e Adultos. Com a finalidade de promover debates entre docentes e discentes de todo o Brasil, que atuem no programa, com vistas a troca de experiências, estabelecimentos de pautas e discussões pertinentes, assim como da construção de diagnósticos e propostas de interação e integração futuras, será realizado O I Congresso Nacional do Profhistória, A Pesquisa em Ensino de História e a Formação de Professores no contexto do Profhistória nos dias 03 a 06 de outubro de 2019 no Instituto Anísio Teixeira (IAT), Salvador, Bahia. O evento propõe reunir mestres e mestrandos do PROFHISTÓRIA de todo o país, bem como docentes dos mais diversos núcleos, para que apresentem, discutam e aperfeiçoem suas pesquisas, metodologias, abordagens teóricas e para que realizem a troca de experiências científicas e didáticas. Também oferecerá atividades de formação aos professores da rede básica de ensino do Estado da Bahia.

II Jornada de Encontros Formativos do Núcleo Regional de Educação com o ProfHistória Unespar

No dia 03 de maio, o Mestrado ProfHistória Unespar e o Núcleo Regional de Educação (NRE) de Campo Mourão promovem a 2ª Jornada de Encontros Formativos, em que alunos(as) do ProfHistória apresentam suas pesquisas em Ensino de História para professores(as) da rede básica e comunidade em geral. O Encontro será na sede do NRE com início às 08h. Desde 2018, o ProfHistória realiza parceria de ações pedagógico-formativas e de informação com o Núcleo Regional de Educação de Campo Mourão com o intuito de favorecer a troca de conhecimento entre professores da escola e da universidade.