SALA DE NOTÍCIAS

II Jornada de Encontros Formativos do Núcleo Regional de Educação com o ProfHistória Unespar

No dia 03 de maio, o Mestrado ProfHistória Unespar e o Núcleo Regional de Educação (NRE) de Campo Mourão promovem a 2ª Jornada de Encontros Formativos, em que alunos(as) do ProfHistória apresentam suas pesquisas em Ensino de História para professores(as) da rede básica e comunidade em geral. O Encontro será na sede do NRE com início às 08h. Desde 2018, o ProfHistória realiza parceria de ações pedagógico-formativas e de informação com o Núcleo Regional de Educação de Campo Mourão com o intuito de favorecer a troca de conhecimento entre professores da escola e da universidade.

ProfHistória Unespar - Aula Magna da Turma 2019

É com prazer que a Coordenação do ProfHistória Unespar convida a todos e todas para a Aula Magna da turma 2019, com a palestra “Democracia, Escola, Ensino de História” ministrada pelo professor Fernando Seffner, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O professor Fernando é docente do Departamento de Educação e do ProfHistória da UFRGS. A Aula Magna será no dia 11 de abril de 2019, às 19h30, no anfiteatro do campus de Campo Mourão.

Nota doProfHistória em defesa dos professores

O Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) foi criado com o objetivo primordial de promover a formação continuada de professoras/es de História a partir de uma premissa: a de que as/os docentes que atuam na Educação Básica são intelectuais capazes de problematizar, teorizar e produzir conhecimentos conectados com a vida nas escolas. As pesquisas desenvolvidas no ProfHistória enfrentam e promovem debates de diferentes naturezas. O ato de pesquisar, nesse cenário, permite a criação de novos olhares e o aprofundamento de questões sensíveis de forma responsável, conectados ao pensamento acadêmico da área e comprometidos com os valores que a democracia brasileira construiu nas últimas três décadas. Nesse sentido, o ProfHistória se manifesta em favor da liberdade e da pluralidade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber. Afirmamos que no planejamento e realização das aulas, na construção das problemáticas e objetos de estudo, na seleção dos referenciais teórico-metodológicos e dos recursos pedagógicos mobilizados, e na proposição de novos olhares sobre ensinar e aprender História, docentes e discentes do Programa devem ter seus direitos constitucionais garantidos. As/Os mestrandas/os do Programa e seus/suas docentes não podem ser constrangidos a evitar temas e/ou modificar suas pesquisas e produções acadêmicas e didáticas por parte de pessoas ou instituições alheias à área e em situações não previstas pelo ritual acadêmico e pedagógico. Problematizar questões de igualdade de gênero; promover formas de educação antirracista; combater a discriminação em razão de classe, de idade, de nacionalidade, de pertencimento religioso, de orientação sexual; educar para os Direitos Humanos e para a Cidadania, bem como garantir o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho são responsabilidades de cada professor/a comprometido/a com a Constituição Federal e com um numeroso conjunto de Leis e Diretrizes que orientam a educação nacional, tais como a LDB 9394/1996 – modificada pelas Leis 10.630/03 e 11.645/08 -, a Lei Maria da Penha, as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos, o Estatuto da Criança e do Adolescente, entre outros. Isto posto, a Coordenação Acadêmica Nacional do ProfHistória e as coordenações dos vinte e sete núcleos locais posicionam-se incondicionalmente na defesa da ordem constitucional e oferecem apoio a todo e qualquer membro de seu corpo social que tiver seus direitos ameaçados no exercício de seus ofícios de professor/a e pesquisador/a. Brasília, 9 de novembro de 2018.

Edital de Expansão da Rede do ProfHistória

A Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, visando à expansão da rede do PROFHISTÓRIA – Mestrado Profissional em Ensino História, informa que receberá propostas de adesão de Instituições de Ensino Superior ao referido programa, para abertura de até 15 (quinze) novos Núcleos do ProfHistória. O Mestrado Profissional em História é ofertado por uma rede de Instituições de Ensino Superior sob a coordenação geral da UFRJ. Cada Instituição de Ensino Superior que integra a rede é denominada Instituição Associada ao PROFHISTÓRIA e cada sede, local ou campus, onde é instalada uma turma, é considerado uma unidade. Para mais detalhes, leia o Edital de Adesão ao ProfHistória 2019 no link REGULAMENTOS E FORMULÁRIOS